Home Cotidiano O Brasil e a Copa do Mundo

O Brasil e a Copa do Mundo

por Redação EstraBlog

Conhecido mundialmente pelo carnaval e futebol, o Brasil está entre os mais cotados para levar a taça de campeão na Copa do Mundo de 2018.

O campeonato mais conhecido no futebol mundial ocorrerá entre os meses de junho e julho deste ano e terá como sede a Rússia.

Por que o Brasil e o futebol possuem essa relação histórica de amor? O que faz do povo brasileiro tão apaixonado e fanático por este esporte?

Conheça aqui um pouco sobre a história do Brasil nas Copas do Mundo e veja alguns nomes que marcaram nossas seleções no decorrer dos campeonatos mundiais. Boa leitura!

Brasil na copa

 

História do Brasil na Copa do Mundo

Sendo

  • Anfitrião 2 vezes
  • Campeão 5 vezes
  • Vice campeão 2 vezes

O Brasil e o futebol compartilham de uma longa história de amor e paixão.

O Brasil sediou a Copa do Mundo em 1950 e 2014, foi vice em 1950 e 1998 e foi campeão em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, além de estar entre os mais cotados para levar o troféu de 2018 para casa.

O sucesso do Brasil no futebol e, consequentemente, nas Copas do Mundo são resultado de dedicação e esforço conjunto entre técnicos e jogadores. Alguns dos nomes mais importantes do futebol nacional são:

Garrincha

Nascido em 1933 e falecido em 1983 no Rio de Janeiro, o Garrincha é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos. Garrincha teve posição de destaque nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Pelé

Brasil na copaNascido em 1940 em Três Corações (MG), Pelé atuou como meia-atacante e é considerado ainda hoje um dos maiores futebolistas da história do mundo. Pelé também ficou conhecido como Rei Pelé, Rei do Futebol ou simplesmente Rei. Incrivelmente, Pelé foi descoberto com 16 anos e apenas um ano depois, com 17, esteve presente na conquista da Copa do Mundo. Apesar das inúmeras propostas de clubes europeus, Pelé optou por permanecer no Santos por duas décadas, até 1974. Foi o único atleta a ter feito parte de três equipes campeãs na Copa do Mundo. Pelé aposentou-se em 1977 e, desde então, tornou-se Embaixador mundial do futebol, além de passar por atividades nas artes cênicas e empreendimentos comerciais. Foi condecorado pela própria Rainha Isabel II como Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico por promover e popularizar o futebol no mundo. Pelé foi eleito em 1999 o Futebolista do Século pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol e pelo Ballon D’or. Pelé marcou 1281 gols em um total de 1363 partidas, o que o garantiu o título de maior artilheiro da história mundial do futebol. Considerando apenas jogos oficiais, Pelé realizou 757 gols em 812 partidas. Além das realizações futebolistas, Pelé é saudado no Brasil como ídolo por apoiar políticas que melhoram as condições sociais da população pobre. O milésimo gol de Pelé foi dedicado pelo ex atleta às crianças pobres do Brasil. Pelé foi considerado o Atleta do Século no ano de 2016, por unanimidade de todos os Comitês Olímpicos Nacionais. No ano de 2000, a própria FIFA elegeu Pelé como o Jogador de Futebol do Século XX. Anunciado no início de 2018, Pelé atuará como Embaixador do Campeonato Carioca durante os próximos 3 anos.

Romário

Nascido em 1966 no Rio de Janeiro, Romário foi febre mundial por ser considerado o melhor atacante na história do futebol mundial. Com 55 gols marcados ao longo da história, Romário é considerado o 3º maior artilheiro da Seleção Brasileira, perdendo apenas para Pelé e Ronaldo Nazário – apesar de sua média de gols ser superior ao dos dois colegas. Romário é o jogador que mais fez gols em uma temporada: 20 gols no ano de 1997. Em 1996, foi o jogador mais bem pago do mundo. Atualmente, Romário é senador da república pelo Rio de Janeiro.

Rivaldo

Brasil na copaNascido no ano de 1972 em Recife (Pernambuco), Rivaldo atuava como meia e está no grupo dos 4R’s juntamente com Ronaldo, Romário, Ronaldinho. Os R4’s é o grupo que une os quatro melhores jogadores de futebol da história recente do Brasil. Muitos consideram Rivaldo o maior meia e um dos melhores jogadores recentes da história brasileira. O ex-jogador foi considerado como o Melhor do Mundo pela FIFA em 1999 e foi decisivo na conquista o 5º título mundial do Brasil, em 2002. Rivaldo está no All Star FIFA da Copa do Mundo de 1998 e 2002. Rivaldo faz parte da lista criada por Pelé dos 125 melhores jogadores vivos do mundo. Depois de 25 anos como futebolista, Rivaldo está aposentado no momento.

Roberto Carlos

Nascido em 1973 em Garça (SP), o atual treinador do South Melbourne é popularmente considerado como o melhor lateral-esquerda da história do futebol mundial. Obteve sucesso devido as suas recorrentes atuações de sucesso nas Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006.

Ronaldo Nazário

Nascido em 1976 no Rio de Janeiro, também é conhecido como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho. O ex-futebolista atuava como atacante e foi amplamente considerado o melhor jogador de todos os tempos. Ronaldo foi eleito pela FIFA como o melhor jogador do mundo por três vezes (1996, 1997 e 2002). A Revista Época considerou Ronaldo um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Atualmente, o ex-atleta é Embaixador no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), empresário e comentarista da Rede Globo de televisão.

Ronaldinho Gaúcho

Nascido em 1980 em Porto Alegre (RS), é um ex-futebolista que atuava como meia. Diversos especialistas, colegas e ex-colegas de profissão consideram Ronaldinho Gaúcho o jogador mais habilidoso de sua geração. Foi considerado duas vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, nos anos de 2004 e 2005. Ronaldinho Gaúcho é o único atleta da história a conquistar o Champions League, a Libertadores, a Copa do Mundo e o título FIFA de Melhor do Mundo. Desbancando Neymar e Maxi Rodrigues, ganhou o prêmio de Rei da América no ano de 2013 pelo El País. Depois da longa jornada como futebolista e, posteriormente, como Embaixador do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho larga o universo do futebol para dedicar-se a política em 2018. Recentemente filiado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), Ronaldinho pode se candidatar a deputado ainda este ano. Apesar de querido pelo povo brasileiro devido ao seu sucesso no campo, controvérsias nascem sobre seu posicionamento político, uma vez que parece ser apoiado por Bolsonaro, um dos candidatos que conta com maior número de adoradores e odiadores da atualidade.

Kaká

Nascido em 1982 em Gama (DF), Kaká é um ex-futebolista que atuou como meia. No auge de sua carreira, Kaká ganhou o prêmio de Melhor do Mundo no ano de 2007 pela FIFA e pelo Ballon d’or. O ex atleta foi eleito em 2008 uma das personalidades mais influentes do ano pela Time 100. Kaká foi peça fundamental em grande parte das conquistas recentes do Brasil no futebol, incluindo a vitória na Copa do Mundo de 2002. O ex atleta foi o último ganhador do prêmio de Melhor do Mundo antes da disputa interminável entre Messi e Cristiano Ronaldo. Além do sucesso advindo da carreira esportiva, Kaká é amplamente conhecido pelo seu trabalho humanitário. No ano de 2004, Kaká tornou-se o mais novo Embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Programa Alimentar Mundial. No fim de 2017 Kaká anuncia aposentadoria como futebolista e desejo de permanecer em conexão com o esporte de outra forma, agora como dirigente. Atualmente, Kaká estuda propostas de São Paulo e Milan para tornar-se diretor dos clubes.

Neymar

Nascido em 1992 em Mogi das Cruzes (SP), Neymar é um futebolista brasileiro que atua como ponta-esquerda. Desde 2009, quando foi descoberto pelo Santos, Neymar tornou-se o maior jogador em atividade do Brasil. Juntamente com Messi, Iniesta, Xavi, Daniel Alves e Luis Suárez, Neymar conquistou a Liga dos Campeões da UEFA de 2014/2015. No ano de 2017, Neymar foi considerado a transferência mais cara da história do futebol mundial. É o quinto jogador a marcar mais gols com a camisa da seleção brasileira, ficando atrás de Pelé, Ronaldo, Zico e Romário. Atualmente joga pelo Paris Saint-Germain e na Seleção Brasileira durante as Copas do Mundo.

O Brasil e a Paixão pelo Futebol

Comumente lembrado pelo mundo quando o assunto é o futebol, nas últimas décadas o Brasil vem se mantendo entre os favoritos para levar o título de campeão do mundo.

Brasil na copa

Com o fantasma da última edição, onde o Brasil levou 7 gols da Alemanha, os brasileiros demonstram receio pelos resultados que podem surgir do campeonato. Parte da população mostra-se otimista e acredita que 2018 é o nosso ano (para trazer a taça pra casa). Outros têm medo de novas humilhações. Vale lembrar que, apesar de exagero, na última edição a hashtag “maior humilhação da história brasileira” esteve fortemente presente ao referir-se a partida contra a Alemanha.

O que leva o povo brasileiro a amar tanto este esporte? Sofrer tanto com as derrotas e comemorar tanto com as conquistas?

Por que nossa cultura é tão envolta e associado ao futebol?

O que você acha das empresas liberarem ou oferecerem televisões para assistir aos jogos que ocorrem durante o horário comercial?

Deixe um comentário com a sua opinião!

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!