Home Cotidiano O Dia dos Pais

O Dia dos Pais

por Redação EstraBlog

O Dia dos Pais é uma das datas mais festejadas no Brasil, comemorado no segundo domingo do mês de agosto no país, a data é uma homenagem aos pais.

Descubra qual a história por trás da quarta data mais lucrativa para os lojistas no Brasil, o porquê da comemoração, como e onde surgiu, como é celebrada pelos brasileiros e pelos outros países e mais algumas curiosidades sobre este dia especial.

Dia dos Pais

No Brasil e no Mundo

O Dia dos Pais é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. Se no Brasil a data é atualmente comemorada no segundo domingo do mês de agosto, saiba que em outros países a homenagem aos pais ocorre em outros dias.

Nos Estados Unidos, na Inglaterra e na maior parte dos países que celebram a data, a comemoração ocorre no terceiro domingo do mês de junho.

Na Rússia a comemoração é fixada no dia 23 de fevereiro.

Nos países europeus de tradição católica a data reservada aos pais também é fixa, no o dia 19 de março, o dia de São José, pai de Jesus. É o caso da Espanha, de Portugal e da Itália.

Essas diferenças tem relação com a história da data em cada um dos lugares e as tradições nacionais.

História

Existem diferentes histórias sobre o surgimento da data ao redor do mundo.

Umas das histórias afirma que a data da homenagem nasceu na Babilônia, quando o Elmesu teria criado um cartão em argila, no qual desejava saúde, vida longa e sorte ao seu pai, o rei Nabucodonosor.

Nos Estados Unidos

A institucionalização da data nos Estados Unidos, no início do século XX, influenciou a repercussão mundial do Dia dos Pais. Com isso a data se espalhou por outros países e a comemoração se popularizou.

Dia dos PaisNos EUA a primeira vez que o Dia dos Pais foi comemorado, foi em 19 de junho de 1910, após sugestão de Sonora Louis Dodd. Sonora queria homenagear o pai e escolheu do dia do aniversário dele para homenageá-lo.

O pai de Sonora era um veterano da Guerra Civil Americana, William Jackson Smart, que após a morte da esposa havia criado a jovem e os irmãos sozinho.

Um ano antes, em 1909, Sonora já havia homenageado o pai em Washington, na cidade de Spokane. A homenagem de Sonora se espalhou pela cidade e muitas pessoas passaram a fazer a mesma coisa, aos poucos a ideia ganhou outros estados do país.

Entretanto, a partir de 1966 o Dia dos Pais passou a ser comemorado no terceiro domingo de junho nos EUA e, em 1972, Richard Nixon, presidente dos EUA, oficializou a comemoração no terceiro domingo de junho.

A partir de então a data se popularizou e, aproximadamente, 70 países comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho. Entre eles: Inglaterra, Canadá, Afeganistão, África do Sul, França, Irlanda, Catar, Costa Rica, México, Irlanda, Índia.

Na América do Sul Chile, Venezuela, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador e Peru também comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho.

No Brasil

Assim como países que tiveram a data de comemoração fixa, no Brasil o Dia dos Pais já teve sua comemoração fixada no dia 16 de agosto.

A primeira vez que a data foi comemorada no Brasil foi em 16 de agosto de 1953.

Diferentemente de outros países, o surgimento da data no Brasil, não teve a intenção de ser apenas uma homenagem. A data no Brasil foi planejada com intuito comercial e social.

Atribui-se a criação da data ao publicitário Sylvio Bhering, que em agosto de 1953, era diretor do jornal O Globo. Por isso alguns locais também atribuem o surgimento da data ao empresário Roberto Marinho, dono do jornal.

A ideia era incentivar o comércio e as vendas no Rio de Janeiro e, assim aumentar o faturamento do jornal.

O dia 16 de agosto foi escolhido, pois pelo calendário da igreja católica, é a data em que se comemora o dia de São Joaquim, avô de Jesus Cristo e pai de Maria.

A homenagem não ficou restrita ao Rio de Janeiro e ganhou o país. Com isso o Dia dos Pais foi oficializado, e passou-se a comemorá-la no formato atual, no segundo domingo do mês de agosto, semelhantemente ao que ocorre no Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio.

Em termos comerciais, o Dia dos Pais só perde para o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, sendo a quarta data comemorativa mais lucrativa para o comércio no Brasil.

Dia de São José

O Dia dos Pais é comemorado no dia de São José, o pai de Jesus, em países com uma tradição predominantemente católica.

O dia de São José é o dia 19 de março. Esta é a data reservada para homenagens aos pais na Suíça, Croácia, Portugal, Espanha, Andorra, Bolívia, Honduras e na Itália.

Nos países de tradição católica a comemoração ocorre no dia de São José, o pai de Jesus. No dia 19 de março.

Dia dos Pais

Na Rússia o dia do Defensor da Pátria

O dia 23 de fevereiro é o dia do Defensor da Pátria na Rússia. É o dia em que os russos comemoram o Dia dos Pais.

A data era usada para celebração das forças armadas do país e passou a ser um dia para homenagear os homens e os pais.

No país são realizados desfiles para homenagear os veteranos de guerra e os pais.

No Irã e o Islã

No Irã a data é comemorada no dia do aniversário do primeiro homem a aceitar o profeta Maomé, Imam Ali, primo de Maomé. No décimo terceiro dia do sétimo mês do calendário islâmico, o Raiab.

Neste dia a população islâmica do Irã vai até as mesquitas para homenagear Imam Ali e os pais também são homenageados.

Oriente Médio

Em alguns países do Oriente Médio, como a Síria, o Egito e o Líbano, a comemoração acontece no início do verão, no dia 21 de junho, primeiro dia da estação na região.

No Japão

Para os japoneses o dia dos pais é chamado de Chichi no Hi e é comemorado no terceiro domingo de junho, assim como nos Estados Unidos.

A tradição nipônica é de ofertar rosas aos pais. Porém observa-se uma mudança na sociedade japonesa com relação a figura paterna desde a década de 50.

Nos anos 50 os pais eram centrais na família japonesa, nos anos 70 surgem as famílias sem a figura paterna, na década de 80 a autoridade da imagem paterna cai e a partir dos anos 90 a imagem de pai passa por uma mudança e recebe outras atribuições. Uma proximidade maior e o cuidado dos filhos, o que antes era exclusivo das mães.

Apesar das mudanças, no Japão 50% dos pais recebem lembranças no Dia dos Pais, já no Dia das Mães, 80% das mães são presenteadas.

Pesquisas apontam que crianças do primário conseguem jantar com seus pais apenas três vezes por semana, devido o ritmo de trabalho da sociedade japonesa e pouco veem seus pais.

Como a data é comemorada

O nome da data é Dia dos Pais, mas no Brasil e no mundo, as comemorações são um momento para homenagear todas aquelas pessoas que fazem ou fizeram de alguma forma uma função paterna para aqueles que prestam as homenagens.

Dia dos PaisNas famílias, além dos pais a data também é uma lembrança aos bisavôs, avôs, tios e outros membros da família.

Algumas famílias reúnem-se para um almoço ou janta em família e há troca de presentes, algumas pessoas preferem um passeio ao lado de quem recebe a homenagem.

No Brasil é uma data em que, também, se registra um maior movimento nos cemitérios. Aqueles que já perderam seus pais aproveitam o momento para homenagear essa importante figura.

No sul da Itália, no dia 19 de março, é tradição o preparo do doce Fritelle di San Giuseppe para presentear os pais. O doce é uma espécie de bolinho frito, com aroma de limão e típico da região da Toscana.

Na Alemanha a comemoração ocorre 39 dias após a Páscoa, no dia de ascensão de Jesus. Os alemães costumam passear pelas ruas com carrinhos com bebidas e comidas e festejas com os filhos, pais e irmãos.

Na Finlândia a data é comemorada no segundo domingo de novembro e os filhos costumam esconder o presente dos pais e fornecer pistar para que os pais encontrem o presente.

Assim como no Brasil, com grande apelo comercial, na Austrália há incentivo às compras de presentes para os pais. O país comemora a data no primeiro domingo do mês de setembro.

O que importa é o afeto

Você já sabe quem vai homenagear nessa data especial? Independentemente de quem ou de como você vai realizar essa homenagem o que importa é o afeto e as histórias.

Conta para gente o que você pensa da data, se você vai homenagear alguém este ano e como costuma comemorar ela.

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!