Home Saúde Raças de Cachorros Familiares

Raças de Cachorros Familiares

por Redação EstraBlog

Top 6 Raças de Cachorros Mais Indicadas para Convivência com Crianças

 

CachorrosÉ inegável a sintonia que alguns cachorros e crianças têm entre si. Diversos estudos já demonstraram o desenvolvimento de sentimentos fraternais entre crianças e seus cachorros de estimação.

Alguns especialistas afirmam que crianças que crescem com animais de estimação costumam desenvolver com maior facilidade laços sociais, empatia e altruísmo. Por outro lado, crianças que não conviveram com animais de estimação têm maior probabilidade a apresentar comportamentos e sentimentos egoístas na vida adulta. Esses números crescem ainda mais quando a criança não tem contato com animais de estimação e com irmãos, primos ou outro par próximo.

A opção mais comum – e acertada – das famílias com crianças no momento da escolha do bichinho de estimação costuma ser o cachorro.

Historicamente os cachorros vêm sendo incluídos nas casas e famílias ocidentais. Muito mais populares que qualquer outro animal doméstico, os cachorros ganharam tanto espaço e importância na cultura ocidental que hoje existem ONGs e políticas de proteção específicas para estes pets tão amados por todos.

Sua importância é tanta que até ditados populares envolvendo esses animais já foram criados. Afinal de contas, quem não gosta de cachorro não é confiável, não é mesmo?!

Depois de todos os estudos que demonstram os benefícios da convivência de crianças com cachorros e do prazer que é termos um companheirinho que nos ama incondicionalmente, como eles costumam fazer, dá vontade de incluir um cachorro dócil e obediente na família, não é mesmo?

Mas, você sabe quais raças de cachorros são consideradas mais indicadas para as crianças?

Para produção deste artigo foi realizado levantamento com diversas pesquisas das raças mais dóceis, obedientes e brincalhonas de cachorros do mundo. Foram selecionados para o artigo apenas as raças que estiveram presentes em 80% ou mais das pesquisas.

Veja neste ranking oficial as 6 raças de cachorros mais indicadas para as crianças!

 

Por que o Golden Retriever esteve presente em 100% das pesquisas dos cachorros ideais para crianças?

 

CachorrosPresente em 100% das pesquisas sobre cachorros indicados para convivência com crianças, o Golden Retriever é considerado o cachorros amigo de todos. Esta raça é ativa e possui estrutura física avantajada, de modo que não é considerado um cachorro de apartamento.

O Golden Retriever necessita de atividades físicas e mentais, preferencialmente todos os dias. É uma raça agitada e facilmente distraída durante os treinos. Ainda assim, esse cachorro é ideal para famílias que querem um companheiro e que desejam receber amor. O Golden Retriever é totalmente devotado aos seus tutores, é um ótimo cão para companhia e está sempre buscando aprender coisas novas, além de agradar os seus humanos.

Pesquisa realizada pelo centro de veterinária de universidade comunitária de Lisboa, Portugal, demonstrou que esta raça possui alto nível de obediência. O Golden Retriever foi considerado no estudo a raça mais obediente entre todos os cães estudados. Vale destacar que a pesquisa contou com outras 7 raças conhecidas, como Pit Bull, Pastor Alemão e Bulldog inglês.

Devido a seu comportamento agitado e alegre, este cachorro é ideal para convivência com crianças de todas as idades. O Golden Retriever adora brincadeiras de correr, principalmente quando envolve caça e busca por objetos com a boca.

 

O Labrador Retriever é realmente indicado para famílias com crianças?

 

Presente em 90% dos estudos, o Labrador Retriever é uma raça inteligente e muito dócil. Dotado de excelente faro, esta raça é comumente utilizada por policiais para detectar drogas, explosivos e diversas outras atividades de busca.

CachorrosO Labrador Retriever é um excelente companheiro. Esta raça late muito pouco e não demonstra agressividade, sendo ideal para famílias com crianças. Destaca-se que o indicado é que a família possua crianças mais velhas, pois o Labrador não é agressivo, mas pode ser indisciplinado. Estudos demonstraram que este adendo pode ser amenizado ou, em alguns casos, resolvido com adestramento. É extremamente importante que o adestramento do Labrador Retriever seja realizado com ele ainda filhote.

Assim como seu primo, o Golden Retriever, esta raça necessita de exercícios físicos diários para manter o equilíbrio. O Labrador Retriever é ativo e possui muita energia. Desse modo, é necessário dispensar tempo para realizar atividades com o cachorro, caso contrário, o mesmo encontrará suas próprias maneiras de esvair a energia, como destruindo seu quintal ou roendo seus móveis.

O Labrador Retriever simplesmente adora água. Dar banho nele não será um problema, pelo contrário, será uma grande diversão. Além disso, este cachorro é ideal para famílias que querem levar seu cachorro para as férias na praia.

Algumas boas atividades para realizar com seu companheiro canino é levá-lo para nadar, andar de bicicleta com ele ao seu lado. Sair para caminhar ou realizar atividades específicas para cães, como flyball ou freestyle.

Características

Esta raça é considerada por muitos o cachorro mais versátil do mundo, dando-se bem como:

  • Companheiro
  • Cão de competição
  • Cão de guarda ou caça
  • Atleta
  • Cão guia
  • Cão de serviço
  • Cão farejador
  • Cão de busca e salvamento
  • Cão de terapia (pet terapia)

 

Devido a todas estas características, o Labrador Retriever é ideal para diversas estruturas familiares, como:

  • Famílias com crianças mais velhas.
  • Solteiros ou casais apaixonados pela natureza, pelo ar livre e por atividades físicas.
  • Idosos que buscam por companheiros para o dia a dia e para caminhadas.

 

Apesar de todas as qualidades dessa raça, esta não é a melhor opção para as famílias que procuram por um cachorro para apartamentos. Apesar do mesmo poder viver nesse espaço, é possível que o dia dentro de um espaço tão limitado o gere ansiedade e, consequentemente, maior necessidade de “extravasar sua energia” em seus móveis ou paredes.

O que o Border Collie tem que o faz ser a primeira opção por muitas famílias que buscam por cachorro para crianças?

Assim como o Golden Retriever, o Border Collie também se fez presente em 100% das pesquisas.

Você sabe porquê da popularidade do Border Collie? Sabe porque este é o cão que mais aparece em comerciais e filmes ao redor do mundo? Sim, porque ele é lindo e super simpático. Mas muitos outras raças também o são. Então, qual o diferencial do Border Collie?

CachorrosO Border Collie é uma das raças mais populares do mundo porque é o cachorro mais inteligente do mundo!

Apesar de sua beleza, inteligência e docilidade, o Border Collie é uma bomba de energia física e mental aguardando pelo momento que extravasará toda esta energia. Por este motivo, não tenha um Border Collie em apartamento. Caso não tenha ficado claro, vamos repetir: NÃO TENHA UM BORDER COLLIE EM APARTAMENTO.

Este cachorro altamente desindicado para apartamentos.

Além de ser o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é considerado uma das raças mais obedientes de que temos conhecimento. Extremamente fiel a sua família humana, é um companheiro incomparável para aqueles que tem o prazer de incluir esta raça na família.

Atenção: esta raça não é indicada para família com mais pets. Isso porque o Border Collie pode não ser o melhor amigo de outros animais. É possível que o Border Collie cace os outros pets e mostre-se excessivamente protetor ou desconfiado em relação a outros animais ou a estranhos.

Super indicado para famílias com crianças ou idosos, a docilidade, obediência e inteligência do Border Collie mostrará todos os ganhos que a convivência com um companheiro canino pode trazer para o desenvolvimento de crianças ou para o envelhecimento mais saudável.

Aproveite a obediência e energia do Border Collie em caminhadas, idas ao parque ou brincadeiras no quintal de casa.

 

Beagle: O cachorro para crianças mais indicado para apartamentos!

Um pouco atrás das demais raças apresentadas, o Beagle esteve presente em 80% das pesquisas.

Atraente, o Beagle é muito fiel aos seus instintos de caçador. Apesar de dócil e adorável, esta raça não é recomendado para donos de primeira viagem. Isso porque o Beagle não é uma das raças mais obedientes e educá-lo pode ser um desafio constante.

CachorrosEsta raça é bondosa com crianças e costumam ser muito saudáveis, de modo que suas famílias dificilmente farão da clínica veterinária sua segunda casa. Além de saudáveis e ótimos com crianças, o Beagle também é carinhoso e muito dócil. Entretanto, como nem tudo são flores, esta raça também pode ser destruidora, desobediente e fujona. É necessário manter as portas e portões fechados.

O Beagle é uma péssima escolha para famílias que buscam por cães de guarda. Isso porque esta raça é simpática com estranhos e provavelmente pedirá carinho para qualquer desconhecido que chegue na sua casa.

Ótimo para famílias de todos os tamanhos, o Beagle é extremamente gentil, carinhoso e dócil com crianças. Costuma ser um verdadeiro amor com famílias grandes e cheias de crianças. É uma raça indicada para famílias com crianças de qualquer idade, inclusive bebês.

Apesar de ser desobediente, o Beagle é o cachorro ideal para apartamentos. Isso porque ele não necessita de tanta atividade física para as raças já mencionadas no artigo. Sair com seu companheiro Beagle uma vez por dia para caminhar é o suficiente para mantê-lo calmo e saudável.

 

Brincalhão e curioso, o Boxer é o melhor cachorro para crianças!

Apesar de presente em apenas 80% das pesquisas, o Boxer é considerado por muitos a melhor raça de cachorro do mundo para crianças.

O Boxer é brincalhão e se dá com crianças como nenhum outro cachorro. Esta raça é expressiva, divertida e curiosa.

CachorrosEsta raça necessita de quintal com bastante espaço para brincadeiras e exercícios. O Boxer é extremamente desaconselhado como um cachorro para apartamentos ou casas sem pátio. É a raça mais indicada para famílias ativas e com muito amor para dar. Apesar de teimoso, o Boxer é extremamente dócil, carinhoso e responde bem aos comandos. Em especial quando adestrado.

De modo geral, o Boxer é ideal não apenas para famílias com crianças e idosos, mas também para famílias com outros cachorros. O Boxer costuma se tornar amigo dos outros cachorros e, algumas vezes, de outros animais domésticos. Apesar disso, é bom tomar cuidado e fazer a adaptação de um novo pet com cautela. Isso porque o Boxer também pode ter seus instintos de caçador aguçados.

O Boxer é um cachorro devotado a sua família humana, extremamente fiel e extrovertido. É certamente uma das melhores opções para famílias que querem um amigo divertido e sempre pronto para atividades e brincadeiras, além de também ter condições de proteger a casa e a família e se tornar amigo de outros pets. O adendo mais importante desta raça é o espaço no quintal e as atividades físicas, pois ele precisa de espaço e exercícios para manter-se equilibrado e saudável.

E o Vira Lata? Por que não?

De modo geral, quando fala-se de raças de cachorro indicadas para determinada situação, estilo de família ou de vida ou mesmo espaço da residência, não pensamos na raça mais brasileira de todas.

Assim como o povo brasileiro é uma miscigenação de etnias e raças, o vira lata é a mistura das raças caninas.

Existe vira lata de todos os portes e temperamentos. Há vira latas pequenos, médios e grandes. Assim como há vira latas dóceis, brincalhões, rabugentos, bravos, barulhos e silenciosos, fies, fujões e etc.

Presente em 100% das pesquisas, o vira lata é considerado um dos cachorros mais versáteis do mundo. Isso porque ele possui características de qualquer outra raça, a depender da mistura genética do cachorro.

Vira latas pequenos são compreendidos como cachorros ideais para apartamentos. Cachorros vira latas de porte médio ou grande podem ser facilmente utilizados como cães para cuidar da casa.

Apesar de ser uma realidade para qualquer raça, o temperamento dos vira latas é extremamente influenciado pela forma que o animal é tratado desde pequeno. Animais presos ou demasiadamente castigados serão mais introvertidos e bravos que animais tratados com carinho e paciência. Entretanto, filhotes que não recebem limites claros se tornarão cães adultos sem regras e possivelmente desobedientes. É fundamental que seu vira lata compreenda os limites e as regras da casa e da família. O adestramento deve ser coercitivo, o que não significa que não seja feito com paciência e amor.

CachorrosAlém de brincalhão e amigável, o vira lata costuma ser dócil durante toda a vida, desde que bem tratado pela sua família humana.

Extremamente obedientes quando ensinados desde pequeno, o vira lata é ideal para apartamentos e para famílias que querem um companheiro para passeios e caminhadas.

Mais carinhoso e dócil que a maioria das raças caninas, o vira lata é indicado para todas as estruturas familiares, como:

  • Famílias grandes ou pequenas. Desde solteiros ou casais sem filhos até famílias com muitas crianças, adolescentes e idosos

O Vira lata é carinhoso

Apesar de pouco apreciado por muitos, o vira lata é considerado em muitas pesquisas como o cachorro mais carinhoso e fiel que conhecemos.

Presente em 100% das pesquisas, este cachorro é ideal para famílias que desejam um companheiro amigável e extremamente obediente, desde que sob adestramento – como qualquer outra raça.

Um diferencial do vira lata em relação a qualquer outra raça está na possibilidade de adoção. De modo geral, os cachorros com raças bem determinadas estão disponíveis apenas para compra, o que reforça a cultura de que o animal é um bem de consumo. O vira lata, por outro lado, está sempre disponível para adoção em canis municipais, em ONGs ou mesmo com famílias em que suas fêmeas tiveram filhotes.

Que tal afastar seu amigo canino da cultura do consumo e adotar em vez de comprar?

Demais cachorros indicados para crianças

Fora as raças já apresentadas no artigo Golden Retriever, Labrador Retriever, Border Collie, Boxer e Vira Lata, existem outros cachorros que foram altamente mencionados nas pesquisas.

O Bull Terrier e o Buldogue inglês foram mencionados em 60% dos estudos utilizados para a execução deste artigo.

O Poodle, Pug e Shistzu foram mencionados em 40% das pesquisas. Vale destacar que estas 3 raças também são compreendidos como cachorros de apartamento. Principalmente devido a seu porte pequeno.

Presente em 30% das pesquisas, o São Bernardo, Cocker e Dálmata também são muito indicados para famílias com crianças.

 

O que achou do conteúdo?

Está pensando em incluir um amiguinho canino na sua família? Possui uma dessas raças?

Deixe um comentário com a sua opinião e mostre este artigo aos seus amigos.

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!