Home Cotidiano Top 3 receitas imbatíveis de ovos para arrasar nos presentes pascais

Top 3 receitas imbatíveis de ovos para arrasar nos presentes pascais

por Redação EstraBlog

O feriado de Páscoa é uma comemoração cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esta é uma das mais importantes festividades entre as religiões cristãs, empatada apenas com o Natal.

receitas imbatíveis de ovos

A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que não possui data fixa no calendário. Em 2018, sua comemoração ocorrerá em 1º de abril, primeiro domingo do mês.

Os hábitos pascais variam de acordo com a cultura regional. Entre os costumes mais tradicionais, estão:

  • Missas matinais
  • Cumprimento pascal
  • Ovos de Páscoa

Os ovos foram incluídos entre os hábitos pascais mais tradicionais por simbolizar o túmulo vazio de Jesus Cristo, após sua ressurreição.

Com o passar do tempo e o fortalecimento do feriado, diversos outros hábitos foram paulatinamente sendo associados à comemoração de Páscoa. Atualmente, diversas famílias não-cristãs aproveitam a data para confraternizar, mesmo que sem o fundo religioso. Entre os costumes posteriormente agregados mais comuns, estão:

  • Caça aos ovos
  • Coelho da Páscoa
  • Parada da Páscoa

Por que produzir ovos de Páscoa caseiros?

Com o advento neoliberal em um sistema já capitalista, os valores solicitados por produtos sazonais com intensa representação simbólica vêm aumentando a passos largos, como apontam economistas do mundo todo. Especialistas do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), um dos mais importantes órgãos de estatística e economia do Brasil, alertam que os ovos de Páscoa estão entre os produtos que mais encareceram nos últimos três anos.

Como alternativa para driblar esse sistema cruel e, em alguns casos, ainda buscar por uma segunda opção de empreendimento para aqueles que desejam um complemento no renda, muitos brasileiros estão optando por produzir seus próprios ovos de Páscoa caseiramente.

Além da maior liberdade para a inventividade e criatividade, diversas brasileiras e brasileiros encontraram na confeitaria caseira uma excelente – e deliciosa! – oportunidade de aprender um novo hobby, complementar a renda mensal e/ou se recolocar no mercado (informal) de trabalho.

Pensando nessa opção cada vez mais buscada pela população, separamos três receitas deliciosas de ovos de Páscoa caseiros para você preparar e arrasar nos presentes – ou vendas – neste feriado.

Confira as receitas que estão prometendo ganhar esta Páscoa!

receitas imbatíveis de ovos

 

Ovo de Páscoa Branco Crocante

Ingredientes

  • 75 g de açúcar
  • 1 colher (chá) de margarina
  • 50 g de amendoim sem pele ou castanha de caju
  • 500 g de chocolate branco

Modo de preparo

Coloque o açúcar e a margarina em uma panela e a leve ao fogo, mexendo até formar uma calda caramelada.

Retire do fogo, acrescente o amendoim ou a castanha de caju e misture bem. Espalhe a mistura sobre uma assadeira grande untada com margarina e espere esfriar.

Depois de fria, quebre-a usando um martelinho de cozinha.

Reserve.

Derreta o chocolate branco.

Com uma colher, espalhe uma camada do chocolate derretido em uma forma para ovo de Páscoa.

Leve à geladeira para secar por apenas 2 minutos.

Espalhe outra camada de chocolate e leve novamente à geladeira por mais 2 minutos.

Misture o crocante ao chocolate restante e espalhe a terceira e última camada. Volte à geladeira até secar completamente, o que levará aproximadamente 30 minutos.

Desenforme o ovo e embrulhe em papel-chumbo, próprio para chocolate.

Caso você opte por papel alumínio, deixe o ovo secar por 12 horas antes de embalar ele.

receitas imbatíveis de ovos

 

Ovo de Páscoa de Colher

Ingredientes

  • 1 kg de chocolate
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 fôrma especial para ovos de Páscoa (250 g)

 

Modo de preparo

Pique o chocolate ao leite e divida em três partes iguais.

Derreta duas partes de chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada intervalo.

Junte a terceira parte e mexa até derreter completamente e ficar homogêneo. Pincele o chocolate na forma e leve à geladeira.

Repita o processo até a casca ficar grossinha.

Depois de pincelar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma com papel-manteiga.

Leve à geladeira de cabeça para baixo e deixe endurecer até o ovo cair da forma.

Misture os ingredientes do brigadeiro (1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga) numa panela fora do fogo até formar um creme.

Leve ao fogo baixo e mexa até o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela.

Espere o brigadeiro esfriar completamente e encha as metades do ovo com o ele.

Coloque o ovo de colher numa embalagem e finalize com confeitos, granulado, balas, bombons ou o que preferir.

receitas imbatíveis de ovos

 

Ovo de Páscoa Trufado

Ingredientes
  • 500 g de chocolate ao leite
  • Fôrmas para ovo de 100g
  • Recheio
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 2 colheres de chá de mel
  • 500g de chocolate branco
  • ½ xícara de chá de suco concentrado do sabor que preferir

Modo de preparo

receitas imbatíveis de ovosTrufa: Coloque em uma panela o creme de leite, a manteiga e o mel. Leve ao fogo brando, sem parar de mexer. Depois de ferver, tire a panela do fogo e acrescente o chocolate rapidamente, mexendo até derreter totalmente. Por fim, acrescente o suco desejado, misture bem até virar homogêneo. Deixe a trufa esfriar um pouco e deixe na geladeira por 30 minutos.

Ovo: Comece derretendo o chocolate da casca do ovo de Páscoa em banho-maria. Após derreter o chocolate, transfira para outra tigela e coloque- o em cima de uma travessa com água gelada, para dar o choque térmico. Espalhe a primeira camada do ovo com um pincel em cada uma das formas e deixe gelar na geladeira por apenas 3 minutos. Faça outra camada de chocolate e coloque novamente na geladeira por 3 minutos. Depois preencha a cavidade de cada forma com a trufa, mas sem colocar na borda. Em seguida, cubra a camada de trufa com o chocolate derretido e deixe gelar por aproximadamente 20 minutos ou até ficar completamente opaco. Desenforme os ovos com cuidado e use a criatividade para embrulhar os ovos.

Concluindo

O feriado de Páscoa é um dos mais importantes do Brasil e de boa parte do mundo, em especial devido ao seu cunho religioso cristão.

Com as exigências e pressões sócio-culturais, muitas vezes torna-se difícil corresponder às altas expectativas associadas à determinadas ocasiões. Inúmeros economistas e cientistas sociais alertam para as armadilhas midiáticas que envolvem grandes datas, como a Páscoa.

O aumento desproporcional dos preços para aquisição de produtos temáticos, como os ovos de Páscoa, são um dos principais motores para potencializar a criatividade da população. Nesse sentido, a produção artesanal de ovos de Páscoa chega não apenas como uma bela maneira de apostar em um hobby diferenciado, mas também como uma forma de economizar nesta data tão disseminada no Brasil. Além disso, esta atividade vem mostrando-se como uma boa fonte de renda extra para aqueles que se especializam a ponto de comercializar.

O que achou das receitas?

Que tal escolher uma delas para experimentar e divulgar estas dicas com suas amigas e amigos?

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!