Home Empregos Vendedor de sucesso

Vendedor de sucesso

por Redação EstraBlog

Como vendedores, quando pensamos em como nos tornar um Vendedor de sucesso, imediatamente vêm a nossa mente que temos que ter preço e qualidade. Mas nem sempre isso é o mais importante. O sucesso para quem escolheu a carreira de vendedor, na grande maioria das vezes está ligado a outros fatores. Neste artigo verá que, vender é uma arte, e que o sucesso é possível  para todos.

Vendedor de sucesso

Toda empresa visa lucro. Quando optamos pela profissão de vendedor, autônomo ou contratado, nossa visão tem que ser a mesma; lucro. Ter essa percepção é um grande passo para se tornar um Vendedor de sucesso, pois você estipulará metas pessoais e irá alcançá-las.

Para conseguirmos vender algo, é essencial sabermos o máximo possível do produto ou serviço que estamos vendendo. Estudar é a saída para esse entrave. Ler nunca é demais. Procurar informações na internet, em catálogos, revistas, artigos; sempre é bom. De uma forma ou outra, sempre será útil.

O que o mercado e os empregadores buscam em um profissional

Quando você conhece o produto, sabe o que está vendendo, fica muito mais fácil conseguir colocação profissional, ou vender seu produto. Mas somente isso não basta para ser contratado por uma boa empresa.

Geralmente os empresários buscam profissionais com algumas habilidades que se nota já na entrevista.

Pontualidade; chegar no horário, não muito antecipado e nunca, atrasado.

Asseio pessoal; chegar para uma entrevista com diversos adereços, com a calça lá embaixo, mascando chicletes, cheirando mal, despenteado (a), com excesso de maquiagem, contribuem negativamente para sua contratação.

Linguagem coloquial; “tipo assim”, é uma expressão sem fundamento nenhum que por algum motivo tomou conta do vocabulário brasileiro. Durante uma entrevista é totalmente dispensável.

São alguns exemplos. Note que não falamos sobre conhecimentos técnicos, ambições, projetos para o futuro. Isso porque uma grande porcentagem dos candidatos à vaga é reprovada por um dos motivos citados acima.

Após a contratação, o colaborador (Vendedor de sucesso) deverá mostrar suas qualidades. Os motivos profissionais pelos quais foi contratado.

Venda a solução para o problema do cliente

Conhecer o produto ou serviço é muito bom, mas não adianta conhecer tudo sobre o que está vendendo e não saber vender. Novamente, postura, cordialidade, modo de se expressar são tão ou mais importantes que conhecer o que está vendendo.

O cliente tem um problema. Você vende a solução para este problema. Ninguém quer comprar nada. As pessoas compram porque precisam. Existem exceções, compradores compulsivos, mas não são nosso foco neste artigo.

Vendedor de sucesso

Aborde o cliente corretamente.

O Vendedor de sucesso deve fazer uma abordagem com a confiança de quem vai vender.  Receba o cliente como se fosse seu amigo de longa data. Procure conquistar a confiança do cliente logo no início da conversa. Nunca faça perguntas como: “Posso ajudá-lo?” “Você precisa de alguma coisa hoje?” “Está procurando alguma coisa?” Estas perguntas são automáticas e as respostas também serão automáticas. “Não, estou só olhando.” “Hoje não preciso de nada.”

Descubra as necessidades do cliente.

Em muitos casos nem o cliente sabe o que quer. E você não tem uma bola de cristal.

Faça algumas perguntas objetivas e que levem o cliente a falar, quanto mais ele falar, mais informações você acumulará para entender o que ele precisa e assim, oferecer o melhor produto ou serviço.

Ouça com atenção a tudo que ele diz. Preste atenção nos seus gestos, reações, expressões faciais. Sempre que possível, coloque o produto na mão do cliente e observe suas reações. Quando for um produto, software, sistema, passe o máximo de informações de maneira clara.

Apresente os benefícios primeiro e somente depois as características do produto.

Cada cliente é diferente e o Vendedor de sucesso, consegue diferenciar cada um. Um pode querer comprar um carro pela economia, outro quer o mesmo carro pelo status, outro pelo conforto. Cada caso é um caso e cada cliente é um cliente diferente. O que é essencial para um, para outro não faz a mínima diferença. Benefícios são: facilidade de pagamento, garantia, facilidade na compra, localização da loja, local agradável para concluir negócios, pessoal qualificado, etc. É importante demonstrar os benefícios que o cliente terá comprando com você ou com sua Empresa. Características também são importantes, mas os benefícios são primordiais.

Vendedor de sucesso

Supere as objeções.

Objeções são demonstrações de interesse e se você como vendedor entender isso, verá que será uma oportunidade para vender.

Algumas vezes as objeções apenas querem dizer que o cliente não tem informações suficientes sobre o produto ou serviço “ainda” para fechar o negócio. Em todos os casos, o resultado entre o sucesso e o fracasso está na sua capacidade de vencer barreiras impostas pelo cliente e fechar a venda. É comum muitos vendedores cometerem alguns erros e perder a calma nestas horas.

Outros, por desespero tentam ser o mais técnico possível e fazem o cliente se sentir um completo ignorante. Transforme as objeções vagas em informações. Se a objeção é o valor? (Nunca diga preço, diga sempre valor. Preço, você está colocando dificuldade para o cliente. Valor você está colocando a imagem de importância a o que está vendendo), novamente. Se a objeção é o valor? Pergunte ao cliente: “Está caro em relação a que?” Algumas vezes o cliente acha caro uma televisão 42 polegadas que você está vendendo, mas não liga de torrar o mesmo valor em alguns finais de semana com os amigos. Se ele está comprando algo, deixe claro que “o que você tem a vender para ele, vale cada centavo e ainda está barato”. Devido aos benefícios que ele terá adquirindo aquele produto ou serviço.

Feche a venda.

Quando o cliente der sinal de compra, feche a venda, muitos vendedores deixam passar esse momento e perdem a venda, pois geram nova insegurança, novo empecilho. Assim que o cliente der sinal utilize uma das técnicas.

“O (a) senhor (a) prefere fazer à vista ou a prazo?”

“Vou mandar embrulhar enquanto preenchemos sua nota.”

“Vamos fechar rapidamente, pois acredito que conseguimos entregar ainda hoje.”

“Você chegou bem na hora, pois tenho notícias que o valor desse item está para ter acréscimo.”

Sempre que possível, tente vender algo mais. “O cliente só é cliente enquanto ele estiver na sua empresa, ou com você o atendendo. À partir do momento que ele coloca o pé na rua, esqueça. Perdeu.”

Algumas recomendações para um Vendedor de sucesso

Seja paciente; o sucesso não virá da noite para o dia, é o resultado de trabalho e dedicação que podem levar anos.

Não se enfraqueça com as objeções; expressões como “tenho mais barato”, “melhor prazo de garantia”, para um vendedor inexperiente, pode desanimar. Com o tempo, o vendedor notará que: se ele não conseguir uma venda por algum motivo, sempre terão novos clientes, e não adianta nada ficar se martirizando por alguém que não comprou. Estará gastando energia útil que poderia estar usando em uma nova venda, com outro cliente.

Faça anotações; sempre que notar um erro, de atendimento, ou dúvida que não conseguiu sanar, anote e depois, com calma, encontre uma solução. Sempre tem.

Vender é uma arte. São poucos que dominam esta arte. Mas nada é impossível. Com determinação, treino, estudo, perseverança; você como bom vendedor superará todos os desafios e, com certeza, alcançará o SUCESSO!

Qual a sua opinião sobre vendas com qualidade? Deixe seu comentário e marque os seus amigos!

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!